Agente 86
O Velho Truque do Livro Cheio de Curiosidades
(Por Odair Braz Junior)


O Agente 86 está de volta. Nos cinemas e nas livrarias. O filme, que tem Steve Carell (The Office), no papel do atrapalhado Maxwell Smart e Anne Hathaway (O diabo veste Prada) como a Agente 99, estreou no Brasil em 2007. O almanaque Agente 86 – O velho truque do livro cheio de curiosidades, do jornalista Odair Braz Júnior, traz fatos interessantes sobre a série que estreou em 1965.

Quando o Agente 86 surgiu, os Estados Unidos já viviam em clima de disputa com a União Soviética. A Guerra Fria – conflito velado e sem armas que gerava muita espionagem – estava no auge, e esse cenário inspirava todas as formas de arte, principalmente em Hollywood. Tanto é que, nos mesmos anos 1960, o mundo viu surgir James Bond, o agente secreto inglês, que se transformou num grande sucesso nas telas explorando justamente o cenário da espionagem e contra-espionagem.

O Agente 86 foi criado por Mel Brooks para satirizar os filmes de espionagem da época. As duas agências – o Controle e a Kaos – eram sátiras à CIA e à KGB. O personagem, interpretado por Don Adams, falecido em 2005, popularizou diversos bordões, conhecidos até hoje. Objetos como o “Sapato Fone” e o “Cone do Silêncio” fizeram rir toda uma geração.

Fã do personagem, Odair Braz Júnior reviu toda a série, tomando nota das frases mais engraçadas, dos disfarces, das cenas românticas, dos vilões. O resultado é um livro divertido, que vai matar a saudade de um dos personagens mais queridos da história da TV.

Ficha Técnica

Editora: Panda Books
Autor: ODAIR BRAZ JÚNIOR
Origem: Nacional
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 192
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
Preço estimado : Por R$ 34,90